sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ALVARINHO SOALHEIRO 2008


Região: Vinhos Verdes
Produtor: António Esteves Ferreira
Enólogo: António Luís Cerdeira
Castas: 100% Alvarinho
Graduação: 12,5%
P.V.P.: +/- € 8,00

Alvarinho Soalheiro é um vinho produzido na região vitivinícola dos Vinhos Verdes, sub-região de Melgaço, exclusivamente a partir da casta Alvarinho.
O nome deste vinho tem origem na excelente exposição solar da parcela de vinha com a mesma designação.
Apresenta uma cor citrina, cristalina e algo esverdeada.

Destaca-se pela sua forte complexidade gustativa, possuindo um nariz muito atractivo, com sugestões essencialmente cítricas (lima, limão) e florais, onde se destacam as tílias e a flor de laranjeira.
Não obstante, a sua componente mineral e os seus leves mas bem presentes toques tropicais, não deixam também de se querer manifestar.
Na boca revela-se fresco, intenso e volumoso. A sua acidez viva e bem integrada transforma-o num vinho, harmonioso, sedutor e explosivo.
As nuances frutadas do seu aroma estão intrinsecamente associadas à sua grande persistência e elegância de sabor.
Alvarinho Soalheiro é uma revelação clara de um terroir único, com provas dadas quanto à sua genial capacidade de envelhecimento.
A casta Alvarinho é a rainha desta casa, sendo, aliás, a única casta plantada. Os solos são graníticos, estando as vinhas encepadas a baixas altitudes, onde as temperaturas favorecem a maturação.
Ano após ano, a Quinta de Soalheiro tem vindo a afirmar-se como uma grande referência nacional no que concerne a vinhos brancos de elevada qualidade, acumulando já variadíssimos prémios nacionais e internacionais.
A colheita de 2007 deste Soalheiro Alvarinho, foi o grande vencedor do Essência do Vinho 2009, na categoria de vinhos brancos.

1 comentário:

Alberto Manuel disse...

O de 2009 está fenomenal, mais intenso, mais crocante.

Começa a ser um caso sério. Com uma relação qualidade preço imbatível e forte concorrente aos produtores de brancos "transparentes"