quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DR. VON BASSERMANN-JORDAN FORSTER JESUITENGARTEN RIESLING TROCKEN 2004



Sendo o clima alemão um clima gélido, com a consequente dificuldade de maturação das uvas, o solo onde as vinhas estão implementadas e a sua exposição solar assumem características muito mais importantes do que a própria região.
Jesuitengarten é uma das vinhas mais famosas de Pfalz.
A importância e valor destas vinhas é de tal maneira grande que muitas vezes elas são partilhadas entre vários produtores.
Jesuitengarten situa-se na zona norte de Pfalz, na continuação da região francesa Alsaciana, beneficiando ainda da proteção dos Montes Vosgues, o que faz com que chova menos e se obtenha uns graus de temperatura média acima das outras regiões.
Este vinho é, efectivamente, dos melhores Riesling que já alguma vez tive o privilégio de degustar.
Não obstante os cinco anos de existência, este vinho revela-se ainda muito jovem, fazendo advinhar uma capacidade de evolução absolutamente genial.
Notas típicas da casta como, p. ex., o ligeiro gás de isqueiro que já se faz sentir, marcam definitivamente o seu bouquet.
A sua notável frescura e a sua elevada acidez, bem integrada e nada exagerada, fazem-se notar na boca, bem como, a sua componente mineral e frutada.
Contudo, as suas apregoadas notas de evolução estão ainda longe de se fazer sentir.
E suma, um riesling de excelente qualidade para se beber agora ou esperar por mais uns anos...haja paciência!

Sem comentários: