quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TERRAS D'UVA ROSÉ 2008


Região: Alentejo
Produtor: Henrique Uva - Herdade da Mingorra.
Enólogo: Pedro Hipólito.
Castas: Aragonês.
Graduação:12,5%
P.V.P: +/- € 3,00              

Este vinho rosado integra actualmente a gama de entrada deste produtor, situação que em nada prejudicou a sua qualidade, tendo inclusivamente sido objecto de um recente "make up" muito bem conseguido.

Este vinho extreme da casta Aragonês, possui uma cor viva e um nariz onde os aromas a frutas vermelhas, como os morangos e as framboesas estão bem presentes, assim como um ligeiro toque de vegetal ao fundo a conferir-lhe uma certa "finesse" e profundidade.

Na boca revela-se volumoso, com taninos ligeiros, boa frescura e uma acidez subtil mas muito correcta. 

O grande destaque deste vinho reside, na minha opinião, no seu magistralmente bem controlado grau de doçura: suficientemente doce para fazer dele um rosé, mas insuficientemente doce para o tornar enjoativo como acontece na maioria dos vinhos rosados disponíveis no mercado.

Este vinho configura, efectivamente, o estilo de rosés que mais aprecio, com a vantagem de ser uma espécie de campeão nacional no que ao requisito da qualidade/preço diz respeito.

No que concerne às suas aptidões gastronómicas, demonstrou ser bastante versátil, harmonizando bem com a generalidade dos petiscos típicos de  verão e até mesmo com certos pratos mais simples, tal como algumas massas e frango assado.

Sem comentários: