sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CAMÉLIA – LOUREIRO 2008


Região: Vinhos Verdes
Produtor: Mosteiro de Santa Maria de Landim
Enólogo:  Anselmo Mendes
Castas: Loureiro
Vol. Álcool: 12,5%
P.V.P. :  € 5,90 (Galeria de Vinhos)
Situado no coração da região nortenha do Minho, perto de Vila Nova de Famalicão, o belíssimo Mosteiro de Santa Maria de Landim, berço deste vinho varietal, vê as suas origens remontarem aos alvores da Baixa Idade Média, muito embora as notícias a que tenhamos acesso sobre a sua fundação sejam ainda escassas e até algo contraditórias.
Após o sucesso das suas primeiras edições, 2005 e 2006, e de uma colheita de 2007 que se desviou um ponto do perfil pretendido, chega-nos este Camélia Loureiro Puro 2008.                                                                                                      
Alicerçado sobre um nome romântico e primaveril, este vinho extreme da casta Loureiro demonstra ser um bom exemplo dos suaves encantos do Minho e das enormes potencialidades que se reconhecem a esta aromática casta.
De cor amarelo-palha, muito ténue ou quase incolor, este vinho revelou possuir um nariz bastante apelativo. Provado inicialmente num copo mais estreito, deixou apenas soltar as suas simpáticas notas florais, tão características da casta, como são a flor de sabugeiro e a flor de laranjeira e as suas componentes frutadas pertencentes a diferentes espécies de frutas cítricas.
Posteriormente provado num copo um pouco mais largo, o seu nariz começou então a libertar aromas mais vegetais, a lembrar erva molhada e folha de louro e outros ainda de carácter mais frutado que nos atiram para um certa ameixa branca.
Na boca mostrou-se fresco e vibrante, com uma acidez muito bem amparada e amaciada por um harmonioso açúcar residual.
Estamos perante um branco vivo e mordaz, que segue as novas tendências dos Vinhos Verdes, onde, aliás, o Anselmo Mendes tem tido uma importância capital.
Com final macio e bastante firme, este Loureiro demonstrou possuir argumentos mais que suficientes para se afirmar num lugar cimeiro, quer no mercado nacional, quer no mercado internacional.
Nota pessoal: 16,5 
Vinho seleccionado pela Galeria de Vinhos para integrar o seu Clube de Vinhos do mês de Dezembro de 2009 (www.galeriadevinhos.com)   

Sem comentários: