sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

QUINTA DA VEGIA RESERVA 2005




Região: Dão
Produtor: Casa de Cello
Enólogo: Anselmo Mendes
Castas: Tourga Nacional e Tinta Roriz
Vol. Álcool:  13,50
P.V.P.:  € 24,00


A Casa de Cello é uma empresa familiar que se dedica à exploração vitícola das suas quintas desde o início do século passado. Foi nos anos 80 que um dos proprietários, João Pedro Araújo, deu início à profissionalização da actividade da Casa de Cello e reorganizou toda a estrutura existente com o objectivo de implementar as melhores tecnologias vitícolas e enológicas de forma a potenciar ao máximo a expressão dos seus “terroirs” nos vinhos criados.
A Quinta da Vegia integra a referida Casa de Cello e situa-se perto da Vila Histórica de Penalva do Castelo, na excelente mas por vezes tão esquecida, Região Demarcada do Dão.
Esta Quinta foi adquirida em 1999 em completo estado de abandono, contando actualmente com 60ha, dos quais 20ha são de vinha onde se acham enxertadas as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão e Trincadeira Preta.
Muito concentrado na cor, de um ruby intenso e escuro, este tinto apresenta um nariz com muita fruta limpa e de boa qualidade. Frutas pretas e maduras acompanhadas por outras mais vermelhas e generosas.
As ameixas pretas, os mirtilos, as groselhas e as cerejas são frutos que poderemos descortinar nesse vinho, sem que para tal tenhamos que fazer qualquer esforço.
Complexo, o seu bouquet revela-nos ainda suaves notas mentoladas, extremamente bem integradas nos tostados da madeira.
Com uma prova de boca muito bem casada com o seu nariz, este vinho apresenta um corpo médio mas de notável robustez, com ligeiras notas balsâmicas e até um certo cacau a servirem-lhe de leito.
Um tinto vigoroso e aprumado, cheio de alma e coração, que enaltece de forma adequada o que de melhor se vai fazendo actualmente no Dão.
Com um estilo que, quanto a mim, estabelece um compromisso perfeito ente o modernismo e o classicismo, este Reserva demonstrou possuir uma apreciável capacidade de guarda.
Um excelente tinto português!                                                                             Nota pessoal: 17


Vinho seleccionado pela Galeria de Vinhos para integrar o seu Clube de Vinhos do mês de Dezembro de 2009 (www.galeriadevinhos.com)


Sem comentários: