sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ROZÈS – LATE HARVEST 2008


Região: Douro
Produtor: Rozès
Enólogo: Luciano Madureira
Castas: Malvasia Fina
Vol. Alcool: 14,5%
P.V.P.: € 29,00 (Galeria de Vinhos)


A empresa que nos fez chegar este vinho é detentora de um enorme potencial qualitativo e integra o grupo francês Vranken Pommery, segundo maior produtor mundial de champagne.
Após o sucesso alcançado há já várias décadas no sector dos vinhos do Porto, e do lançamento em 2006 dos vinhos Rozès Rosé, Quinta do Grifo, Terras do Grifo e Quinta do Pégo, esta empresa, que sempre preservou e proclamou a utilização das castas mais historicamente utilizadas na região, quis apostar noutros voos, voos de cuja altitude nos surge este Noble Late Harvest 2008.
Este colheita tardia que agora vos apresento foi elaborado exclusivamente a partir da casta Malvasia Fina, uva pertencente à numerosa família das Malvasias, cuja identidade e origens concretas permanecem ainda mergulhadas numa certa indefinição.
Não obstante as permanentes dúvidas e constantes reclamações de paternidade por parte de diferentes países mediterrânicos, estudos ampelográficos assaz credíveis atribuem à ilha grega de Creta a detenção do seu berço natal.
No que ao vinho e respectivas características organolépticas diz respeito, cumpre-me realçar a sua aprazível diferença e a ousada inovação.
Pese embora seja notória a presença de aromas a uvas em passa e aos típicos frutos secos, tão íntimos da quadra que atravessamos, são ainda bem evidentes aromas de índole mais cítrica e até a um delicioso e refrescante ananás.
Com uma boca que nos enche mas não nos enjoa, este colheita tardia prima pela mudança, registando menores notas meladas e caramelizadas do que é habitual neste género de vinhos, afastando-se um pouco do sobejamente conhecido registo dos néctares de Sauternes.
Em suma, este vinho, para além de revelar um grande impacto olfactivo, possui ainda uma prova de boca onde o grau de doçura nos aparece perfeitamente tonificado pela frescura da sua belíssima acidez.
Um vinho muito curioso e estimulante, que espelha a maturidade de um produtor e a coragem de assumir a diferença patenteada na utilização de castas ditas out of system para o género em causa.
Um vinho pleno de graça e que combina na perfeição os trunfos da razão e do coração...!                                   

Nota pessoal: 17 

Vinho seleccionado pela Galeria de Vinhos para integrar o seu Clube de Vinhos do mês de Dezembro de 2009 (http://www.galeriadevinhos.com/)

Sem comentários: