sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

TERRENUS BRANCO 2008


Região: Alentejo 
Produtor: Rui Reguinga 
Enólogo: Rui Reguinga 
Castas: Arinto, Fernão Pires e Roupeiro 
Vol. Alcool: 13,5% 
P.V.P.: 14,20 (Galeria de Vinhos)
Este vinho branco alentejano é da inteira responsabilidade de Rui Reguinga. Licenciado em engenharia agro-industrial pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Rui Reguinga possuí já um vasto e reconhecido curriculum vitae, com consultorias várias em território nacional e algumas até em países estrangeiros, tais como o Brasil e a Argentina.
Dando a cara por diversos projectos vitícolas de outros produtores, Rui Reguinga, um bom interprete de castas e terroirs, sentiu necessidade de produzir vinhos inteiramente seus, vinhos que de alguma forma carregassem os seus genes e espelhassem o seu próprio carisma.
No âmbito desse projecto pessoal, surge-nos este branco alentejano elaborado com uvas provenientes de vinhas velhas da Serra de São Mamede.
De um amarelo-palha pouco intenso, este branco revela um nariz algo selecto, um nariz muito gentil e delicado. Notórias sensações cítricas conferem bastante frescura ao seu bouquet, onde são também evidentes aprazíveis notas minerais e uns ligeiros toques de tropicalidade.
Mas se o seu nariz poderá ser rotulado de low profile, a sua boca, bem pelo contrário, só poderá ser apelidada de muito expressiva e expansiva. Com um corpo atlético e bem nutrido, este vinho revelou possuir uma deliciosa cremosidade e uma notável profundidade.
A sua boca é um misto de elegância e potência, uma mescla de peso e frescura, onde a acidez aparece a sustentar muito bem os seus laivos de gordura. O seu final é fresco, mineral e profundo.
Um vinho antagónico mas muito bem harmonizado, que de forma clara nos comprova o principio físico sobre a atracção e interacção entre cargas opostas.
Um vinho com carácter e atitude. Um vinho entusiasta... mas que também nos sabe entusiasmar!
Nota pessoal: 16,5
Vinho seleccionado pela Galeria de Vinhos para integrar o seu Clube de Vinhos do mês de Dezembro de 2009 (www.galeriadevinhos.com)    

Sem comentários: