quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BRANCOS DO DÃO … by… ANTÓNIO NARCISO


No 1º dia de Setembro, no Porto, provaram-se vinhos de qualidade excepcional. Um encontro de amantes do vinho, empenhados em provar do que melhor se faz no Dão. Porque sou uma brancófila assumida, não podia deixar de iniciar a narrativa dos acontecimentos pelos brancos entusiasmantes que desfilaram em prova!

Como é do conhecimento geral, os brancos desta região são elaborados, por regra, a partir da casta Encruzado. Uns em apreciáveis blends, mas grande parte deles em notáveis exclusivos. Falamos de vinhos muito aromáticos e de sabor bastante acentuado. Apresentam uma estrutura e uma longevidade fora do comum, podendo conservar-se em garrafa durante variadíssimos anos.
QUINTA DA FATA ENCRUZADO 2011
Nariz um pouco fechado à entrada, mas com fruta branca de pomar em domínio. Na boca mostra-se guloso, untuoso, muito fresco e mineral. Tem carácter para envelhecer com qualidade e destreza.
BARÃO DE NELAS ENCRUZADO 2011
Mostrou-se aromaticamente mais comunicativo que o anterior. Nariz marcado por aromas cítricos e uma certa dose de tropicalidade. Jovialidade, frescura e uma acidez acutilante marcam o seu perfil.
QUINTA MENDES PEREIRA ENCRUZADO 2010
Recuamos agora um ano no tempo…! Mais carregado na cor, este encruzado passou por um ano de batonnage e revelou possuir mais corpo e maior volume. Untuoso e complexo, mostrou-se bastante gastronómico, exalando aromas a chá e frutos secos. 
QUINTA DAS MARIAS ENCRUZADO 2010
Aromas primários e uma acentuada mineralidade marcam o seu nariz. Na boca mostra-se leve, fresco e com uma acidez muito correcta. Elegância, equilíbrio, nobreza e intensidade…são adjectivos que o definem na perfeição.
QUINTA DA MARIAS ENCRUZADO 2010 – FERMENTADO EM BARRICAS
Fruta limpa em bom plano. Suaves fumados e tostados bem integrados. Corpo e estrutura bem definidos. Qualidade não lhe falta e o tempo em garrafa só poderá ser um factor diferenciador. Vaticinado para um envelhecimento pleno de classe!
And the last but not the least…! Um caso sério no panorama vitivinícola do Dão! 
CASA ARANDA…a grande SENHORA da prova!
CASA ARANDA ENCRUZADO 2010
Um encruzado austero, sério, um pouco sisudo…mas muito fresco. Com predomínio de aromas terciários, mostrou-se muito mineral e com uma acidez marcante. Com um corpo e um volume absolutamente notáveis, este varietal da casta encruzado revelou uma polivalência gastronómica e uma capacidade de envelhecimento dignas de registo.
CASA ARANDA COLHEITA 2010
De cor amarelo limão, este colheita apresentou um nariz limpo, com aromas a fruta cítrica e ligeira tropicalidade. Fresco e com boa acidez, este branco de boca leve, mostrou-se também bastante mineral e até algo granítico. Perfeito para dias quentes e … apetecíveis!
 CASA ARANDA DOC 2006
Elaborado a partir de um conjunto de castas oriundas de vinhas velhas, este vinho foi parcialmente fermentado em barricas. Bastante floral, remeteu-nos para campos de tílias e flores de laranjeira. Chás de diferentes proveniências tocaram-nos o nariz. O tempo decorrido…fez-nos viajar para suaves sensações de refinada tosta. Um ligeiro e delicioso querosene…pôs-nos a sonhar! Na boca mostrou untuosidade, mas também grande frescura e vigor. Acidez impressionante e final interminável, definiram categoricamente o seu perfil. Pura expressão da GRANDIOSIDADE dos BRANCOS do DÃO! 

Sem comentários: