quarta-feira, 28 de março de 2012

DESMISTIFICAR O VINHO! Uma prova que promete ser diferente!

Um privilégio para quem puder estar presente!
Uma série de provas verticais que prometem "destruir" alguns mitos criados à volta dos vinhos!
Dia 11 de Abril 2012, pelas 10:30 horas, no Restaurante Claro (Chefe Vitor Claro), Paço de Arcos.



À PROCURA DO 1º MASTER OF WINE PORTUGUÊS...

À procura do primeiro Master of Wine português - Revista de Vinhos

Os profissionais de vinho portugueses têm agora uma magnífica oportunidade de obter o título mais prestigiado no mundo do vinho. Para os auxiliar, a Symington Family Estates, a Revista de Vinhos e o Instituto dos Masters of Wine acabam de anunciar a Bolsa de Estudos Symington.

A qualificação de Master of Wine foi estabelecida em 1953 e existem actualmente 299 Masters of Wine, distribuídos por 23 países diferentes. O curso é de três anos e os exames para atingir o título, rigorosos e desafiantes, são constituídos por três componentes: três provas de exame práticas (provas de vinhos), quatro provas de exame teóricas e uma dissertação de 10.000 palavras.

Existem actualmente Masters of Wine (MW) de muitos países produtores de vinho pelo mundo fora, mas ainda nenhum de Portugal. A Bolsa de Estudos Symington irá patrocinar um candidato no sentido deste se tornar no primeiro MW de Portugal. A Bolsa de Estudos agora anunciada ascende a um montante superior a €14.000 distribuído por um período de três anos, cobrindo custos de candidatura, propinas para o primeiro e segundo ano de estudos e matrículas para o exame e para a dissertação.

Paul Symington, Presidente da Symington Family Estates, referiu: “É nossa esperança que esta ajuda possibilite que um dos muitos talentosos profissionais de vinho que existem em Portugal alcance este tão respeitado e altamente valorizado título. Estamos também muito satisfeitos pelo facto da Revista de Vinhos participar neste projecto, ajudando na divulgação do mesmo e no acompanhamento do candidato durante os seus estudos.”

“Uma publicação líder como a nossa não poderia deixar de participar activamente numa tão meritória iniciativa”, comentou a propósito Luís Lopes, Director da Revista de Vinhos. “Acolhemos de forma entusiástica o convite que nos foi feito pela família Symington e iremos colaborar activamente em todas as fases do projecto.”

O Instituto de Masters of Wine irá organizar um seminário de dois dias em Vila Nova de Gaia, a 11 e 12 de Junho de 2012, para explicar aos potenciais candidatos todos os aspectos do curso e dos respectivos exames. Candidatos à Bolsa de Estudos são vivamente aconselhados a participar neste seminário, relativamente ao qual serão brevemente disponibilizados mais pormenores.

O prazo para a candidatura ao programa de estudo de Master of Wine termina no dia 15 de Agosto de 2012, com resultados anunciados em Outubro de 2012. O curso terá início em Novembro de 2012, com o primeiro ano de seminário residencial (comparência obrigatória) em Janeiro de 2013.

Os candidatos à obtenção da Bolsa de Estudos têm de primeiro reunir os critérios de entrada para o programa de estudo do Instituto, condição prévia para submissão ao Exame do Masters of Wine:

• Um mínimo de cinco anos de experiência profissional em algum aspecto do sector de vinho;
• Deter uma qualificação de vinho reconhecida, como uma licenciatura em enologia ou viticultura, um MBA numa área ligada à indústria do vinho, um Diploma WSET ou ser capaz de demonstrar experiência profissional equivalente;
• Ser capaz de demonstrar conhecimento suficiente e capacidades, tanto teóricas como práticas (prova), para ser aceite no programa de estudo.

A decisão final de aprovação de um candidato para o curso de MW é inteiramente da responsabilidade do Instituto Masters of Wine.

Para se candidatarem à Bolsa de Estudos Symington, os candidatos terão de efectuar previamente a inscrição no programa Master of Wine e ser de nacionalidade Portuguesa. Adicionalmente, os candidatos deverão escrever uma carta a delinear os motivos que os levam a querer abraçar o programa Master of Wine e justificar a razão pela qual se consideram elegíveis à atribuição da Bolsa, a qual terá de ser submetida, o mais tardar, até o dia 14 de Setembro, por escrito a:

Bolsa de Estudos Symington
Travessa Barão de Forrester, 86
4400-034 Vila Nova de Gaia
T: +351 223776300
E: symington@symington.com

Após o anúncio dos resultados pelo Instituto de Masters of Wine, a decisão final de concessão da Bolsa de Estudos Symington será tomada por uma comissão de análise das candidaturas, composta por Paul Symington, Luís Lopes da Revista de Vinhos, Manuel Carvalho do jornal Público e Philip Tuck, Master of Wine.

O financiamento, para além do primeiro ano do programa, será dependente do desempenho conseguido na Avaliação do Primeiro Ano.

O envio do dossier de admissão para o programa MW terá de ser efectuado até ao dia 15 de Agosto de 2012. Todos as candidaturas deverão ser submetidas por escrito a:

The Institute of Masters of Wine
24 Fitzroy Square
London
W1T 6EP
T: +44 (0)207 383 9130
E: info@mastersofwine.org

Para mais informações sobre o Institute of Masters of Wine: www.mastersofwine.org